Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Varejo

Varejo | Livros

  • POR Pamela Gonçalves
  • 02/07/2020

Drops de mercado | Julho 2020

Na recente pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, as vendas de livros tiveram um aumento durante a quarentena.

A pesquisa relata um crescimento de 31% entre os dias 18 de maio a 14 de junho comparado com o mesmo período do mês anterior.

Dessa a forma utilizando a STILINGUE monitoramos o que as pessoas estão comentando sobre o desejo de comprar livros.

linechart zoom em todos 8 - Varejo | Livros
Gráfico: Publicações ao tempo do War -Room STILINGUE | Período: últimos 6 meses

Através do gráfico podemos notar que a partir de março identificamos um crescimento no interesse por livro.

Desde janeiro temos mais de 200 mil publicações sobre o desejo e desde o início do ano,

Desde o início do ano, junho foi o mês com mais publicações, representando 26% do total e apresentando uma crescimento de 37% no volume de publicações contra o mês de maio.

Onde estão publicando?

image 6 - Varejo | Livros
Varejo | Livros 8

Como demonstra os gráficos, o Twitter é o canal mais importante para escutar o que estão desejando no contexto de livros, seguido do Facebook e Instagram.

Quem está comentando?

distribuicao gnero 2 - Varejo | Livros

As mulheres são as que mais publicam sobre o interesse em livros e os homens representam uma pequena parcela.

Desta forma ao planejar uma peça de comunicação sobre vendas de livros é importante analisar público com mais compartibilidade com o contexto, através deste artigo você encontra mais informações.

O que estão falando?

Para análise dos termos consideramos os meses durante a pandemia, desde março até junho.

Grafo de Termos Relacionados 97 1 - Varejo | Livros
Período: últimos três meses
Gráfico: Termos relacionados do Radar STILINGUE
Como ler o gráfico: os termos do centro são os mais conectados com a comunidade, mas suas extremidades contam diferentes histórias. Já o tamanho dos círculos indicam a relevância dos assuntos nas discussões

O termo livro é evidentemente o maior, mas podemos ver o interesse na compra do livro através dos termos “quarentena”, “eu só queria” e “quero comprar”.

O que podemos ver através dos termos?

Quarentena

Nem sempre o que foi planejado no inicio da pandemia foi cumprido, muitos relatam que tinham uma lista de atividades para realizarem como ler livros, porem a seguir vemos que a realidade é outra

image 9 - Varejo | Livros
Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Quero comprar

O desejo de compra vem muitas vezes acompanhado da ansiedade de comprar mais livros sem antes mesmo de ter terminado os atuais, além do mais existe a vontade de possuir livros para decoração da estante .

image 12 - Varejo | Livros
Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Juntamente com a questão da estante é possível ver comentários daqueles que já leram o livro no formato digital porém ainda preferem comprar o físico, justamente para ver a capa, que tem sua arte, e decorar o ambiente.

image 14 - Varejo | Livros
Publicações coletadas no War-Room STILINGUE

Considerações: Em fim é importante escutar a tendencia atual da relação do leitor com os livros. Os aspectos levantados são relevantes para considerar um possível ativação de campanha e retomar a base de leitores e compradores.

Foto de Pamela Gonçalves

Pamela Gonçalves

Pâmela Gonçalves é formada em Relações Internacionais e trabalha com pesquisa de mercado desde 2011, quando começou sua carreira na indústria de bens duráveis. Como parte da sua jornada já trabalhou em instituto de pesquisa e traz experiência de diversos setores do mercado e atualmente atua como BI aplicando o social listening para capturar as mais variadas tendências.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma