2020 trouxe à tona uma das maiores mudanças sociais já vividas. A pandemia impulsionou alterações de convívio desde isolamento social até uso de máscaras, álcool em gel e higienização de compras.
Os impactos para áreas relacionadas à saúde incluem o fortalecimento da telemedicina, necessidade de incentivos mais significativos em pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos, fortalecimento de metodologias e protocolos de segurança.
Para entender os impactos de um ano típico para o setor da saúde, neste post iremos aprofundar nas percepções e opiniões públicas sobre Drogarias e Planos de Saúde.
Confira.
1. Drogarias
Ao longo de janeiro, é possível notar um salto de menções nas redes sociais a respeito do setor de drogarias. Com 11 vezes mais conteúdos do que no dia anterior, o dia 24 foi marcado por discussões relacionadas ao movimento Sleeping Giants, que questionou marcas a respeito de mídia em sites de notícias fakes.
Principais assuntos discutidos no período
Aprofundando nas narrativas mais fortes e relevantes nas redes, tem-se:
- Sleeping Giants: o movimento de Sleeping Giants trouxe à tona os anúncios das drogarias Droga Raia e Drogasil em sites de espalham fakes news. Encontrado em 2 das 10 ramificações de narrativas mais frequentes, o assunto se consolida como grande destaque do período em termos de repercussão digital. (verde)
- Comodidade e segurança nas compras em tempos de pandemia: drogarias e farmácias que oferecem opções via whatsapp, televendas, sites e aplicativos são lembrados pelos internautas. (roxo)
- Problemas de entrega: também reflexo da pandemia e do isolamento social, o aumento de compras de produtos de saúde impactou no aparecimento de relatos com problemas no processo de envio das compras ou ainda no valor da entrega. (azul)
Sites
Sites e e-commerces representam 7.7% dos conteúdos do mês. Dúvidas sobre como comprar online produtos e medicamentos com retenção de receitas e busca por remédios “mais baratos” são frequentes.
Tempo de entrega
Indicando 7,0%, críticas como “não entregaram” e “não recebi” estão entre as mensagens mais frequentes relacionadas ao tempo de entrega das compras. Surge também o termo “telefone” como o canal buscado pelos internautas para solucionar estes problemas.
Atendimento
Terceiro tema de mais destaque em janeiro (4,5%), menções ao atendimento via telefone foram superiores ao de contato físico nas lojas.
Marcas mais lembradas pelos internautas
- Drogaria Raia (20,1%)
- Drogasil (3,5%)
- Drogaria São Paulo (2,0%)
- Panvel Farmácias (1,4%)
- Ultrafarma (1,0%)
Note que a marca mais mencionada em janeiro somou mais de 15 pontos percentuais à frente da segunda colocada. O principal motivo que impactou este cenário foi atuação do movimento Sleeping Giants.
2. Planos de Saúde
49% dos conteúdos analisados sobre o setor de planos de saúde em janeiro foram qualificados como negativos – seguidos por 27% neutros e 24% positivos.
Atendimento (23,6%)
Comum identificar o uso de “absurdo” para qualificar os “minutos” ou “horas” de espera para atendimento. As marcas mais ligadas ao tema foram UNIMED (14,0%) e Amil (12,7%).
Exame (22,7%)
Impulsionado pelos exames de Covid-19, alguns perfis de prefeituras e governos reforçam apoio de laboratórios em mutirões de vacinação. Além disso, são identificadas menções à dificuldade de aprovação para realização de exames solicitados.
Preço (13,5%)
Problemas com “reembolso” e “prévia de reembolso” geram críticas nas redes.
Tempo de espera (10,4%)
Filas para atendimento, demora para agendamento de consultas, para autorização de exames ou ainda para retirada de resultados são exemplos.
Localidade (9,9%)
Internautas comentam sobre diferentes unidades de atendimento das marcas considerando serviços ofertados e disponibilidade.
Neste período, as marcas mais citadas nas redes foram:
- Unimed (49,1%)
- Amil (14,8%)
- Porto Seguro Saúde (9,4%)
- Prevent Senior (9,0%)
- Hapvida (7,8%)