O dia do consumidor acontece no dia 15 de março. Chamada por muitos como “Black Friday do primeiro semestre”, as expectativas deste ano recaem novamente para a venda online.
Conforme uma previsão da Ebit Nielsen, as vendas online vão crescer 26%, e podem atingir um faturamento de R$ 110 bilhões.
Quando analisamos o cenário digital, nos últimos 30 dias, foram mais de 10 mil referências à data.
Neste ano, o assunto começou a se aquecer na voz do público a partir do último dia 6, atingindo o maior pico até o momento em 8.
Nas redes sociais, o principal público ativo sobre o tema são mulheres (64%), seguidos por 25% de homens.
Abaixo separamos alguns insights relacionados ao Dia do Consumidor e às principais marcas do varejo brasileiro.
Confira!
Top 5 marcas do varejo
As cinco marcas mais citadas até o momento foram:
- Amazon (41%)
- Mercado Livre (9%)
- Submarino (5%)
- Magalu (3%)
- Riachuelo (2%)
Top 5 produtos mais citados
Enquanto isso, as categorias mais mencionadas destacaram:
- Livro (23%)
- Celular (3%)
- Casa e Decor (2%)
- TV (1,6%)
- Medicamentos (1%)
Amazon
Até o momento, destaque para a semana do consumidor articulada pela Amazon.
A marca é responsável por 41% do volume relacionando marcas do varejo com o Dia do Consumidor.
Com forte atuação de influenciadores tais como Livraria em Casa e Be!Tech, a marca conseguiu reforçar a campanha com descontos e fretes grátis em produtos exclusivos.
O programa de assinatura Kindle Unlimited bem como o leitor Kindle recebem atenção nas redes.
Atualmente, é a marca mais relacionada à “frete”.
Mercado Livre
Enquanto isso, a marca Mercado Livre traz entre as 3 categorias mais citadas: atendimento (22%), tempo de entrega (8%) e formas de pagamento (6%).
Entre os produtos mais lembrados estão Celulares (4%), Notebooks e Acessórios (1%) e Casa e Decoração (1%).
Submarino
Representando apenas 5% das menções sobre o dia do consumidor, a submarino recebe destaque pela variação de categorias de produtos vinculados ao site: celulares (9%), livros, (7%), higiene pessoal (4%) e utensílios domésticos (4%).
Riachuelo
Para a Riachuelo, os destaque de produtos para o dia foram:
- Roupas (6%),
- Celular (2%),
- Casa e Decoração (2%),
- Sapatos (1%),
- Acessórios (1%).
Percebe-se ainda que o volume de referências ao site da Riachuelo foi 2 vezes maior do que menções ao aplicativo da marca.
Americanas.com
O aplicativo da Americanas foi o mais mencionado do período – indicando 12% de todo volume total sobre a marca.
Celular (5%), Eletroportáteis (4%), TV (3%) e Eletrodomésticos (2%) foram as categorias mais mencionadas até o momento.