Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Varejo

Dia do Consumidor 2021 e o varejo

  • POR Stilingue
  • 12/03/2021

O dia do consumidor acontece no dia 15 de março. Chamada por muitos como “Black Friday do primeiro semestre”, as expectativas deste ano recaem novamente para a venda online.

Conforme uma previsão da Ebit Nielsen, as vendas online vão crescer 26%, e podem atingir um faturamento de R$ 110 bilhões.

t5yIQEk5q3pJsUpMbWc80TLlq 6CtjitjMyhXi5LU4tdKdnOV3OboqMy cjXc Ok2 whvdWQdb4L6nleSo 8 ynOHJ3DjZ5oeetUz2BDLG91rlzb2fQXMBh YbvTe4GDmr0FiJ5g - Dia do Consumidor 2021 e o varejo
Imagem 1: Gráfico de Evolução no Tempo do Radar STILINGUE

Quando analisamos o cenário digital, nos últimos 30 dias, foram mais de 10 mil referências à data.

Neste ano, o assunto começou a se aquecer na voz do público a partir do último dia 6, atingindo o maior pico até o momento em 8.

Nas redes sociais, o principal público ativo sobre o tema são mulheres (64%), seguidos por 25% de homens.

Abaixo separamos alguns insights relacionados ao Dia do Consumidor e às principais marcas do varejo brasileiro.

Confira!

Top 5 marcas do varejo

As cinco marcas mais citadas até o momento foram:

  1. Amazon (41%)
  2. Mercado Livre (9%)
  3. Submarino (5%)
  4. Magalu (3%)
  5. Riachuelo (2%)

Top 5 produtos mais citados

Enquanto isso, as categorias mais mencionadas destacaram:

  1. Livro (23%)
  2. Celular (3%)
  3. Casa e Decor (2%)
  4. TV (1,6%)
  5. Medicamentos (1%)
lK4S0AwJ3JPZ053AqnzO3Nq78qNpJ3XMmHqGRm1WRvnQIqU3Td8BddOInWDvAWR9b9lUC6wB8X1RWTSERuJ2DVUSj9P7rxuxyUZs1lB8SHk3fzw4SG2LH7 uWppjzMKaBZ4 P8c6 - Dia do Consumidor 2021 e o varejo
Imagem 2: Gráfico de Matriz Comparativa do War-Room STILINGUE

Amazon

bMV7fHh OfabdZCrR HP1KhSGrP9yclg wQHrunezXCCmGianYj zewf1bzQGz5IyKaEYaRQzep6zUN1MYy1fGJ90cDYPg8lAIa22sQ2 iUpRWz1XpKOaEEe5vYDunP0oJjhcEX - Dia do Consumidor 2021 e o varejo
Imagem 3: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Até o momento, destaque para a semana do consumidor articulada pela Amazon. 

A marca é responsável por 41% do volume relacionando marcas do varejo com o Dia do Consumidor.

Com forte atuação de influenciadores tais como Livraria em Casa e Be!Tech, a marca conseguiu reforçar a campanha com descontos e fretes grátis em produtos exclusivos. 

O programa de assinatura Kindle Unlimited bem como o leitor Kindle recebem atenção nas redes.

Atualmente, é a marca mais relacionada à “frete”.

Mercado Livre

Enquanto isso, a marca Mercado Livre traz entre as 3 categorias mais citadas: atendimento (22%), tempo de entrega (8%) e formas de pagamento (6%).

Entre os produtos mais lembrados estão Celulares (4%), Notebooks e Acessórios (1%) e Casa e Decoração (1%).

Submarino

Representando apenas 5% das menções sobre o dia do consumidor, a submarino recebe destaque pela variação de categorias de produtos vinculados ao site: celulares (9%), livros, (7%), higiene pessoal (4%) e utensílios domésticos (4%).

Riachuelo

Para a Riachuelo, os destaque de produtos para o dia foram:

  • Roupas (6%), 
  • Celular (2%), 
  • Casa e Decoração (2%), 
  • Sapatos (1%), 
  • Acessórios (1%).

Percebe-se ainda que o volume de referências ao site da Riachuelo foi 2 vezes maior do que menções ao aplicativo da marca.

Americanas.com

O aplicativo da Americanas foi o mais mencionado do período – indicando 12% de todo volume total sobre a marca.

Celular (5%), Eletroportáteis (4%), TV (3%) e Eletrodomésticos (2%) foram as categorias mais mencionadas até o momento.

Foto de Stilingue

Stilingue

O time STILINGUE está sempre atento às tendências digitais e de mercado para propor análises e reflexões a todos que aspiram uma visão mais completa de comunidades e seus assuntos de interesse.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma