A pandemia trouxe uma reviravolta no dia a dia das pessoas. Atividades que antes eram consideradas simples, como ir ao supermercado viraram uma saga banhada de álcool em gel, máscaras e banho de álcool em sacolas de compras.
Junto à mudança de rotina, um termo muito importante ficou em evidência, o autocuidado. Esse termo que vinha ganhando força ao passar dos anos, se tornou um dos métodos eficazes para preservar a saúde mental nestes tempos de instabilidade.
Autocuidado se resume ao conjunto de ações que cada um exerce para cuidar de si e com isso promover uma melhor qualidade de vida. O autocuidado é um ato de carinho consigo mesmo, é a manutenção de sua própria saúde e bem-estar, e é um hábito que promove o amor próprio, a autoestima e a saúde.
Reservar um momento do seu dia para cuidar de si mesmo é uma forma terapêutica de tratar do corpo e da mente. Em momentos de pandemia, que tal parar um pouco para cuidar de nós?
Muitas são as formas que as pessoas encontraram de desenvolver o autocuidado em tempos de pandemia e, entre elas, temos o Skincare, que na tradução literal do inglês significa “cuidados com a pele”, este termo fala sobre um conjunto de hábitos e rotinas feitas no dia a dia em busca de obter uma pele saudável.
Já não é novidade que o assunto Skincare entrou em ascensão desde o início do isolamento social, tendo um aumento da venda de produtos de cuidados com a pele cresceu 21,9% no ano passado, segundo dados divulgados pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal).
Pensando no cenário de ascensão do tema autocuidado, usamos a STILINGUE para trazer alguns insights e entender o que é falado e qual é e o perfil dos publicadores das redes sociais sobre o assunto.
Quem está falando?
Foram analisadas 300.530 publicações, entre os dias 01 de dezembro de 2020 a 16 de maio de 2021, onde foi possível notar que o assunto é predominante entre as mulheres 72%, em relação aos homens que correspondem a 27%, seguidos pelas organizações com 1,1% das publicações.
Quanto aos perfis que mais falam sobre o tema, temos em destaque marcas de cosméticos e digital influencers como parte das páginas que possuem o maior alcance quando o tema é Skincare.
Onde estão falando?
A rede social em que mais se fala sobre Skincare é o Twitter, alcançando um percentual de 86% em relação aos outros canais como o segundo lugar, Youtube com 4,4%, seguido pelos portais com 3,1%, Facebook 1,4% e Instagram 2,8%.
No Twitter, os termos relacionados mais falados variam entre dias da semana, dia e noite, cabelo, rosto e unhas e o termo amiga também aparece, sugerindo que essa prática de autocuidado pode ser uma troca divertida entre amigas ou num momento a sós.
Sobre o que estão falando?
Dentre as buscas mais realizadas no universo de Skincare, os termos que mais aparecem são facial, pele, maquiagem e protetor solar.
Dos assuntos mais falados nas redes sociais, estão os formatos dos produtos, maquiagens em geral, protetores solares e componentes ligados aos produtos de Skincare.
O protetor solar, ganha destaque em todas as buscas, com diferentes fatores de proteção, além de proteger contra o sol, previne o envelhecimento precoce da pele e surgimento de manchas, e doenças como câncer de pele, sendo um passo muito importante na rotina diária de Skincare. Como diria Pedro Bial, “use filtro solar!”.
O aumento da procura dos termos componentes, tratamentos e tipos de pele é um sinal de que as pessoas estão procurando entender qual o melhor produto para cada tipo de pele e quais componentes precisam ter em cada produto. O usuário de Skincare pesquisa e sente a necessidade de obter maiores detalhes sobre o produto que está adquirindo para sua rotina de cuidados.
Explorando mais a fundo a presença desses termos, é possível perceber que não só marcas estão sendo citadas como também produtos e componentes; com uma diversidade de produtos é possível reparar que Hidratante, Sabonete, Tônico e Protetor Solar estão em evidência e que os componentes mais procurados são a Vitamina C e o Ácido Hialurônico.
Skincare como rotina
Ao utilizar a nuvem de palavras quanto ao tema Skincare, ela nos traz em destaque os momentos, como e o que é utilizado na rotina de autocuidado.
Temos também, as expressões que se popularizaram na rotina de Skincare, tais como “Uma mulher com Skincare em dia não quer guerra com ninguém!” ou “Skincare > Banho > Quarto > Incenso > Paz” e ainda “Uma mulher com unhas e sobrancelhas em dia não quer guerra com ninguém!”
Skincare X Make
É possível perceber a presença dos termos make ou maquiagem em diversas interações, estando dentro do contexto de autocuidado e o amor próprio.
Criamos um duelo de termos para poder entender o que está sendo falado em cada um desses temas no mês de Maio.
Olhando de uma forma geral é possível perceber que o termo Skincare está associado com a procura pelos produtos que fazem parte da rotina, com os componentes que contém e aos tipos de peles e efeitos que podem trazer.
Enquanto isso, o termo Make está associado com a procura por tutoriais, marcas e origem do produto.
Explorando os termos mais comuns entre os dois temas podemos observar a presença de: protetor solar – da rotina de skincare – e o produto base – da maquiagem. Além disso, dois participantes do BBB – o Gil e a Juliette – também se apresentam em comum entre os temas; ainda em confinamento na casa, Gil e Juliette foram destaques quando o assunto era Skincare e Makes, protagonizando momentos de autocuidado e mostrando a rotina durante todo o reality show. .
Considerações finais
Assim como nossa saúde física, nossa saúde mental precisa estar em dia. O autocuidado é uma das formas de se preservar a saúde emocional e o Skincare se tornou uma rotina de amor próprio, uma forma terapêutica de se preservar física e emocionalmente em tempos de pandemia.
Ao pesquisar sobre o tema, foi possível medir um pouco sobre como ele vem sendo abordado e sobre o aumento da preocupação dos consumidores em entender mais a fundo cada produto, desde seus componentes até posicionamento das marcas. Esse costume gera uma boa prática das pessoas entenderem o que consomem através da leitura de rótulos, da pesquisa da marca, da origem do produto, fazendo com que as marcas comecem a se preocupar mais com seus consumidores, meio ambiente e boas práticas.
Podemos observar que foi um assunto que cresceu muito desde o início do isolamento social e trouxe um conhecimento mais aprofundado – envolvendo os componentes, os cuidados, os produtos e passo a passo – que cada um pode ter consigo. Além disso, é possível ver que essa rotina está associada ao bem estar e que é uma prática que pode ser levada para o dia a dia das pessoas, trazendo inúmeros benefícios físicos e emocionais.