Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Saúde

O começo de 2021 para o setor de Saúde (drogarias e planos de saúde)

  • POR Alice Faria
  • 08/02/2021

2020 trouxe à tona uma das maiores mudanças sociais já vividas. A pandemia impulsionou alterações de convívio desde isolamento social até uso de máscaras, álcool em gel e higienização de compras.

Os impactos para áreas relacionadas à saúde incluem o fortalecimento da telemedicina, necessidade de incentivos mais significativos em pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos, fortalecimento de metodologias e protocolos de segurança.

Para entender os impactos de um ano típico para o setor da saúde, neste post iremos aprofundar nas percepções e opiniões públicas sobre Drogarias e Planos de Saúde.

Confira.

1. Drogarias

- O começo de 2021 para o setor de Saúde (drogarias e planos de saúde)
Imagem 1: Gráfico de Evolução no Tempo do War-Room STILINGUE

Ao longo de janeiro, é possível notar um salto de menções nas redes sociais a respeito do setor de drogarias. Com 11 vezes mais conteúdos do que no dia anterior, o dia 24 foi marcado por discussões relacionadas ao movimento Sleeping Giants, que questionou marcas a respeito de mídia em sites de notícias fakes.

Principais assuntos discutidos no período

vI4lkY0c7epO7qx0tlG1K056NLzZvpSIli - O começo de 2021 para o setor de Saúde (drogarias e planos de saúde)
Imagem 2: Gráfico de Termos Correlacionados do War-Room STILINGUE

Aprofundando nas narrativas mais fortes e relevantes nas redes, tem-se:

  • Sleeping Giants: o movimento de Sleeping Giants trouxe à tona os anúncios das drogarias Droga Raia e Drogasil em sites de espalham fakes news. Encontrado em 2 das 10 ramificações de narrativas mais frequentes, o assunto se consolida como grande destaque do período em termos de repercussão digital. (verde)
  • Comodidade e segurança nas compras em tempos de pandemia: drogarias e farmácias que oferecem opções via whatsapp, televendas, sites e aplicativos são lembrados pelos internautas. (roxo)
  • Problemas de entrega: também reflexo da pandemia e do isolamento social, o aumento de compras de produtos de saúde impactou no aparecimento de relatos com problemas no processo de envio das compras ou ainda no valor da entrega. (azul)
sau7 RpCMJUVwf8lO9QYQjwM3S6B7JD2WvjDqdgZLpbDSfxrOzcnuuqibEjNQCjeAEcqjQF1LT6yaAsUtuYTKxMP9mG9o BllgeGc0CM5 l2t5ARBKbB6tStyslsedzKWMO oI d - O começo de 2021 para o setor de Saúde (drogarias e planos de saúde)
Imagem 3: Gráfico de Ranking/Evolução do War-Room STILINGUE

Sites 

Sites e e-commerces representam 7.7% dos conteúdos do mês. Dúvidas sobre como comprar online produtos e medicamentos com retenção de receitas e busca por remédios “mais baratos” são frequentes.

Tempo de entrega

Indicando 7,0%, críticas como “não entregaram” e “não recebi” estão entre as mensagens mais frequentes relacionadas ao tempo de entrega das compras. Surge também o termo “telefone” como o canal buscado pelos internautas para solucionar estes problemas.

Atendimento

Terceiro tema de mais destaque em janeiro (4,5%), menções ao atendimento via telefone foram superiores ao de contato físico nas lojas.

Marcas mais lembradas pelos internautas

  1. Drogaria Raia (20,1%)
  2. Drogasil (3,5%)
  3. Drogaria São Paulo (2,0%)
  4. Panvel Farmácias (1,4%)
  5. Ultrafarma (1,0%)

Note que a marca mais mencionada em janeiro somou mais de 15 pontos percentuais à frente da segunda colocada. O principal motivo que impactou este cenário foi atuação do movimento Sleeping Giants.

2. Planos de Saúde

49% dos conteúdos analisados sobre o setor de planos de saúde em janeiro foram qualificados como negativos – seguidos por 27% neutros e 24% positivos.

QitS nnTLbQrJRhPcEOFFbdkuSGmFss2 Ox fSe1weajJiO4ADEncjiWeN3Q8Q1KQrQlx CloLF1aHEulMWY0sn0w oRlJv6mQoYuQK9LoKZJBSQMqa9La5Q 7oQi7Ldn6AWrJO - O começo de 2021 para o setor de Saúde (drogarias e planos de saúde)
Imagem 4: Gráfico de Matriz Comparativa do War-Room STILINGUE

Atendimento (23,6%)

Comum identificar o uso de “absurdo” para qualificar os “minutos” ou “horas” de espera para atendimento. As marcas mais ligadas ao tema foram UNIMED (14,0%) e Amil (12,7%).

Exame (22,7%)

Impulsionado pelos exames de Covid-19, alguns perfis de prefeituras e governos reforçam apoio de laboratórios em mutirões de vacinação. Além disso, são identificadas menções à dificuldade de aprovação para realização de exames solicitados.

Preço (13,5%)

Problemas com “reembolso” e “prévia de reembolso” geram críticas nas redes.

Tempo de espera (10,4%)

Filas para atendimento, demora para agendamento de consultas, para autorização de exames ou ainda para retirada de resultados são exemplos.

Localidade (9,9%)

Internautas comentam sobre diferentes unidades de atendimento das marcas considerando serviços ofertados e disponibilidade.

Neste período, as marcas mais citadas nas redes foram:

  1. Unimed (49,1%)
  2. Amil (14,8%)
  3. Porto Seguro Saúde (9,4%)
  4. Prevent Senior (9,0%)
  5. Hapvida (7,8%)

Foto de Alice Faria

Alice Faria

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma