Em um cenário mais competitivo e tecnologicamente complexo, as redes sociais se tornaram uma ferramenta essencial não só para anunciar produtos e serviços, mas também para medir como está a percepção dos clientes sobre a marca e suas avaliações. Para isso, o uso de Inteligência Artificial para Social Listening permite identificar comentários e conversas relevantes sobre a marca nos mais diversos ambientes digitais, desde redes sociais até fóruns, comunidades, sites especializados (como o Reclame Aqui), entre outros.
Você quer saber se essa é a hora certa para investir em IA para Social Listening para sua marca?
Simule online e descubra ganhos em percepção de marca e atendimento ao cliente.
Precisamos falar sobre Social Listening
Talvez esse não seja o momento ideal para a sua marca adotar o Social Listening.
Mas não vá embora ainda!
Fique mais um pouco e conheça mais sobre o que podemos fazer por você quando a hora certa chegar
O que significa social listening?
Social Listening ou “escuta social” consiste na prática de identificar comentários e conversas relevantes para uma marca nos mais diversos ambientes digitais, desde redes sociais até fóruns, comunidades, sites especializados (como o Reclame Aqui), entre outros.
Como a ferramenta de Social Listening da STILINGUE pode auxiliar a minha marca?
- Identifique comentários e conversas relevantes para uma marca nos mais diversos ambientes digitais;
- Reaja rapidamente ao receber uma crítica a algum de seus produtos ou serviços;
- Melhore a relação entre sua marca e seus consumidores
- Entenda as necessidades e expectativas do seu público e o que precisa ser reformulado para atendê-las;
- Entenda os sentimentos do público que motivaram comentários a fim de entender a raiz do problema;
- Desperte insights e aprimore toda sua estratégia de social media, comunidades, comunicação e atendimento ao cliente;
- Ofereça suporte simultâneo aos consumidores insatisfeitos assim que se identifica uma crítica nas redes sociais (SAC 3.0);
- Identifique com facilidade quais influenciadores digitais podem contribuir para fortalecer a sua marca;
- Monitore menções (diretas ou indiretas) sobre a sua empresa em diversos formatos, inclusive hashtags e memes.
Precisamos falar sobre Social Listening
A sua marca já está pronta para investir nesta estratégia!
O que significa social listening?
Social Listening ou “escuta social” consiste na prática de identificar comentários e conversas relevantes para uma marca nos mais diversos ambientes digitais, desde redes sociais até fóruns, comunidades, sites especializados (como o Reclame Aqui), entre outros.
Como a ferramenta de Social Listening da STILINGUE pode auxiliar a minha marca?
- Identifique comentários e conversas relevantes para uma marca nos mais diversos ambientes digitais;
- Reaja rapidamente ao receber uma crítica a algum de seus produtos ou serviços;
- Melhore a relação entre sua marca e seus consumidores
- Entenda as necessidades e expectativas do seu público e o que precisa ser reformulado para atendê-las;
- Entenda os sentimentos do público que motivaram comentários a fim de entender a raiz do problema;
- Desperte insights e aprimore toda sua estratégia de social media, comunidades, comunicação e atendimento ao cliente;
- Ofereça suporte simultâneo aos consumidores insatisfeitos assim que se identifica uma crítica nas redes sociais (SAC 3.0);
- Identifique com facilidade quais influenciadores digitais podem contribuir para fortalecer a sua marca;
- Monitore menções (diretas ou indiretas) sobre a sua empresa em diversos formatos, inclusive hashtags e memes.
O mundo é digital.
A Internet possui mais de 4,66 bilhões de usuários
conectados ao redor do mundo.*
*Dados obtidos pelo Statista durante o primeiro semestre de 2021.
Quando você escuta o seu público, portas se abrem para relacionamentos significativos.
Social Listening na prática
Causas externas, ordinárias ou incomuns, moldam o comportamento do consumidor. Com ferramentas de Social Listening você obtém dados em massa e entende como reagir.
Ao analisar publicações sobre o segmento de beleza nas mídias sociais desde o início da pandemia, identificamos um aumento de 13% no volume de publicações sobre as categorias ao longo dos últimos seis meses, março a agosto, em especial maquiagem, produtos para unhas, cabelo e rosto, que juntos tiveram uma participação de 92%.
O que pode ter levado ao aumento dessa importância?
Com a pandemia e o isolamento social, muitas pessoas tiveram que adotar uma rotina de autocuidado sem sair de casa, o que gerou uma grande movimentação e uma mudança de comportamento dos clientes do segmento.
No período entre junho e agosto encontramos as publicações sobre o combo de cuidados pessoais onde o público relata a satisfação em estar com as unhas feitas, cabelos hidratados, sobrancelhas feitas e depilação em dia.
No final do mês de julho, publicações referente a unhas tiveram um pico de menções sobre o meme da cabeleireira, que tinha como frase principal: “cabelos, unhas, hidratação e unhas”.
As análises temporais são essenciais para entender as peculiaridades do período em questão e acompanhar as mudanças de pensamento e comportamento que ocorrem com o público de interesse da sua marca, a fim de direcionar seu discurso, estratégias de comunicação e prospecção de clientes.