Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Entretenimento

O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop

  • POR Alice Faria
  • 15/06/2020

Entretenimento é algo presente na vida de todos nós, seja lá qual for o seu formato favorito, todos estamos imersos neste mundo de possibilidades. Programas de televisão, esportes, filmes, músicas ou jogos eletrônicos. Basta imaginar, pois em algum lugar do mundo existirá uma opção que vai te chamar atenção. Conteúdo que consegue conectar contigo e vai te deixar pensando sobre por horas ou dias. Qual o motivo dessa conexão?

Muitas coisas podem chamar atenção, mas a representatividade é de longe um motivo de conexão fácil. Perceber que você não está sozinho, existem sim pessoas vivendo momentos semelhantes e te representando nas telonas ou nas telinhas.

Levantamos aqui alguns dados sobre a representatividade da cultura e universo LGBTQ+ dentro de diversos tipos de entretenimento. Queremos ver onde nossos representantes estão brilhando, gerando conteúdo e servindo de exemplo para toda uma nova geração! 

Historicamente, muito se representava este público em formato de comédia ou em busca de tolerância, mas hoje estamos mais focados em aceitação. Estamos aqui, não vamos embora e precisamos de respeito a toda nossa diversidade.  Sim, representatividade importa!

Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis, Transgêneros e Queer+. Onde será que está todo este arco-íris?

wmd oNM Yh gwSmYoAzmSUl9A3DOjLGiTSfuvlViic1Mv7NKyF9PqeuSAO4xJHoxU4 yYGGXww2BtBusvtmf7L15jgcAnRjF55ssuneGZS5ZGqVLND12oXKhxjFVS7PuLLF5j uO - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 1: Gráfico de distribuição por canais do WAR-ROOM STILINGUE

Definitivamente mais representados no Twitter, 82,1% das publicações contendo termos da sigla LGBTQ+ foram feitos nesta rede social. Seguido por portais de notícias (5,4%) e publicações do Instagram (4,3%). Dentre os grupos, publicações sobre Gays foi o que apresentou maior volume de publicações, com 66,06%. Seguido por Lésbicas (17,35%) e Transgênero (13,17%). 

XsqSziL5kAJ3Mk2DaN 6T1Bm4D - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 2: Gráfico de distribuição por grupos do WAR-ROOM STILINGUE

Criamos alguns temas pensando em diversos tipos de entretenimento. Por esta divisão, Música e Filmes tiveram a maior parcela de postagens, seguido por seriados. Na matriz, conseguimos ver a representatividade de cada grupo comparado a cada tema:

image6 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 3: Gráfico de matriz comparativa (visualização por quantidade de publicações) do WAR-ROOM STILINGUE

Lésbicas

Focando nas pouco mais de 55 mil publicações sobre mulheres que amam mulheres, tivemos uma grande relevância para o canal de youtube Censuradas ! e o Twitter @todasapaja.

Dentre os principais termos mais usados, tivemos uma alta do termo Sapatão (25,82%) e diversas sugestões de filmes com temática Lésbica. Achamos uma conversa bem bacana sobre filmes sapatônicos para ver na quarentena e  diversas menções sobre um novo filme de comédia romântica (Você Nem Imagina) e documentário (Secreto e Proibido) da Netflix:

p5itTn d eJq1oJjMgthQRqokB6ya4fZO9rwEKZrRjCTSCViOfiHrPvuzD66cpIQQHlEQ4VmMrkuQwDLmFj72rGfFqQrKkrfu0MpOVTAOAMo2L7tjDiZpn7WiSTQNwFBp4mwa6sn - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 4: Gráfico de distribuição por termos do WAR-ROOM STILINGUE
hC TsCwFWR50vLOhTcKjPTWl6WdrZTyDh9gsXWKY9v74FiHiym2qk8oduiugiCJGvbOQ3r84WpqSMeq8rufXa8VHgugQFN2lJHYD4H2n9IFZzErVp1itkqgkmU3q0Klz 5NmQkva - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 5: Gráfico de mídias visuais do WAR-ROOM STILINGUE
https://twitter.com/pilulvermelha/status/1240740372990570499

Como falar de Sapatão e não falar de Ana Carolina, não é mesmo? A cantora fez sua primeira Live no dia 15 de maio e gerou mais de 11 mil publicações, principalmente usando sua hashtag oficial (#LiveAnaCarolina). Já podíamos prever, mas os dados confirmam: Ana Carolina e Chiara é impossível de não se apaixonar. O casal foi um dos principais assuntos, principalmente por seus olhares apaixonantes.

2tfmhJkoJt7hF5SsxFPOq1cm xZCX0rOSn1BscnOueS2mO CG8Lns9M1IAVPE oCQPJ2WdlQAdv71AD mqpMrrjSGHvYe9LuKonCP689EFcobcYcdYE Rl7dGJ9Lj8vDfq4FBJrB - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 6: Gráfico de termos correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE
https://twitter.com/wwwbeax/status/1261458311377010688

Só namoro se for pra trocar olhares iguais os da Ana Carolina e da Chiara #LiveAnaCarolina @sigaanacarolina pic.twitter.com/fmdYBEx0Ca

— +v (@kvitoriazz) May 16, 2020

Transgênero

Mesmo em meio a muitas notícias de violências contra pessoas trans, o grupo com palavras do mundo T, também foi responsável por coletar muitos conteúdos de pessoas trans representando em diversos ramos de entretenimento, principalmente música, filmes e teatro.

image1 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 7: Gráfico de matriz comparativa (visualização por quantidade de publicações) do WAR-ROOM STILINGUE

Tivemos 43.523 publicações sobre Transexuais, Travestis e Transgêneros. Com o grande destaque para o ramo da música, tivemos como mais mencionadas as cantoras Urias, Linn Da Quebrada e Pepita. Principalmente falando sobre novas colaborações e participações em lives:

QgzELZATA M i1RnN3i18uY5kwtX8i8eIzxYVCRqNdu7FyUuq Hg2mYrKiYcJP7JCxpZNT6 SHdFcb98QP7ZHeRmjFbHq8N CXbq98EtCGLrAGcd2Sxb S Oe1w9DpG8bBsmO4wL - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 8: Gráfico de termos correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE

Respeitável público, com vocês: a primeira artista da história do #FestivalGRLS a se apresentar no palco Música! ??@linndaquebrada mandou o #Pajubá ao vivo com toda sua maestria, ao lado da incrível @jupdobairro. Já queremos replay! ✨ pic.twitter.com/1ZEnYACcGN

— GRLS! (@festivalgrls) March 7, 2020

Já no tema de esporte, podemos acompanhar uma discussão sobre a participação ou não de pessoas trans em categorias profissionais. Nas publicações em que conseguimos identificar o gênero do autor, temos a grande maioria feita por homens (55%) e com maioria de sentimentos negativos (33%):

image4 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 9: Gráfico de Distribuição por Gênero do War-Room STILINGUE
OylxxjUIG5VKsDm5waB53YyWk ZAyaSnNV5yrVERuPTNvwFAyyQmZeEdeHJfMu9KyrYYoQ8apg2cZCh5N3eIXXrZPkJ rjVW9eW6AA7H6RwednO8dwoqS30Wmqo gGcNT bf6ddj - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 10: Gráfico de Distribuição por Sentimento do War-Room STILINGUE

É quase que impossível falar de orgulho sem mencionarmos uma inspiração e motivadora do movimento do orgulho, Marsha P. Johnson. Dentre as narrativas abordando pelo ativismo Trans, seu documentário foi um dos mais mencionados:

nseRwhekKZ P1ItSP C6769VZEXESNe 2cV9SZpidOX5lg3eDU0oqgDSRpexdGFD 8J1ErCaeyJ7sEwwpd2HkPNGVY KX9dLrJk0QzO9 fIhFr2KGBPW So I9 eqglk1sRS92P9 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 11: Gráfico de mídias visuais do WAR-ROOM STILINGUE

Gays

Ao analisar o grupo de coleta com os termos voltados para o público Gay, há um movimento curioso: o pico de publicações foi 29 de maio:

image15 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 12: Gráfico de ranking/evolução do WAR-ROOM STILINGUE

Algo em mente? Sim, o grande retorno de Lady Gaga à farofa do Pop. Tão aguardado por toda a comunidade, acabou gerando mais de 279.4K tweets no Twitter (Fonte: https://getdaytrends.com/brazil/trend/%23Chromatica/) e um grande impacto em nossa pesquisa.

Com destaque para suas parcerias (Ariana Grande e BLACKPINK) e a magnífica transição  entre as faixas de Chromatica II para 911, que deixarei disponível aqui caso ainda não tenha escutado.

https://twitter.com/angeldoown/status/1266206217967407104
image25 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 13: Gráfico de termos correlacionados do WAR-ROOM STILINGUE

***Alerta Spoiler***

Algo que também não poderia ficar de fora de nossa pesquisa é o que pode ser considerada as Olimpíadas do mundo LGBTQ+, sabe o que estamos falando? Sim,  RuPaul’s Drag Race. Sobre o assunto, tivemos 84.726 publicações coletadas e a maioria vinda do Twitter (97%). No período da pesquisa, tivemos uma temporada do programa oficial e ainda o anúncio do All Stars 5, versão em que participantes voltam para tentar mais uma vez entrar para o Hall da Fama de Drags ganhadoras. Temos aqui as mais mencionadas na pesquisa:

image11 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagem 14: Gráfico de distribuição por termos do WAR-ROOM STILINGUE

Pesquisando pelas hashtags usadas na final da décima segunda temporada em nossa base de dados, tivemos 997 coletas para #TeamJaida, 935 para #TeamGigi e 863 para #TeamCrystal.

https://www.facebook.com/587896341290004/posts/3071192086293738/

Algo bem interessante que pudemos notar é o nascimento e utilizações de novas gírias virtuais, principalmente de YAG. O termo chegou a ter mais de 219 mil publicações no período da pesquisa e entre as publicações com maior número de interações, achamos a própria explicação do termo:

https://twitter.com/brendasafra/status/1235590439262093312

E você já falou com a sua Yag preferida hoje?

e a Pabllo fez tudo tudo salvando as yag da quarentena com esse álbum PERFEITO #111Album pic.twitter.com/XjzD2UXhVp

— joao cadelinha do Solar Power ☀️ (@whojoaoo) March 25, 2020

Bissexual

Seria a bissexualidade a habilidade de amar demais ou apenas amar sem a barreira do gênero? Bom, cada um tem a sua definição. Uma coisa que conseguimos captar é que temos uma maioria Feminina (65%) falando sobre o assunto. No gráfico Onde estão falando, que exibe a localização (de publicações públicas e com check-in) e distribui no mapa do Brasil, conseguimos ver uma maior incidência de termos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

image30 - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagens 15: Gráfico de Distribuição por gênero do WAR-ROOM STILINGUE
c9Nf3qK6G0cm8R3 dKshLOXUXLvVIVodhTS86e4VtPceKUwf57paD X9dVWCBfq1QjdkUq9IBpewjMhS4G27RMKijJLRbqcAFPxIJLFvDFe9oHduA8gn6J5B2KB3SnU8tWI YCpy - O entretenimento LGBTQ+ além das divas pop
Imagens 16: Gráfico de Onde estão falando do WAR-ROOM STILINGUE

Tia Má (humorista e jornalista), aproveitou o dia internacional contra a LGBTFobia (17 de maio) para mandar um recado para todos que não entendem e não respeita as escolhas das mulheres bissexuais:

https://www.facebook.com/1034691449898844/posts/3285484634819503/

Mesmo como um dos grupos com menor coleta, podemos achar a maioria de representantes no mundo da música e principalmente do público feminino. Nas publicações presentes, a cantora mais mencionada foi a Ludmilla. Recém assumida como bissexual e casada com Brunna Gonçalves, lançou seu tão esperado EP, descrito como pagode bissexual.

https://twitter.com/danielzices/status/1255344547942608896
https://twitter.com/rihannavocalls/status/1254604213293920257
https://twitter.com/begaldri/status/1254792160739758083
https://www.instagram.com/p/B8UURHfAYbg/

Poucas menções direcionaram para homens bissexuais, entretanto achamos um vídeo bastante informativo em que Gabriel Rodrigues conta a sua história de quando se assumiu:

Ufa, bastante coisa né? Estamos em tempos difíceis e muito ainda precisa ser feito, mas fico muito feliz de poder fazer uma pesquisa sobre nossas siglas e achar tanto talento, definitivamente saímos do armário. É mais que notável a evolução na tal representatividade, tanto pelas pessoas mencionadas aqui ou tantas outras!

A luta continua, muito ainda deve ser feito mas estamos por aí, em todos os lugares. Agarre suas bandeiras e aproveite o mês do Orgulho.

Foto de Alice Faria

Alice Faria

Alice Faria é formada em Engenharia de Minas pela Faculdades Kennedy, Pós-graduanda em Gerenciamento de Projetos pela PUC-MG. Com mais de 5 anos de experiência profissional, é uma aficionada por números e resultados. Sempre em busca de novas e melhores maneiras de entregar sempre o melhor para nossos clientes. Alice trabalha atualmente como Coordenadora de Atendimento na Stilingue. Nas horas vagas, gosta de assistir séries, escutar música e curtir a família.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma