As notícias de economia que encontramos nos grandes portais já reforçam: o ano começou. Matérias sobre índices de endividamento dos brasileiros, sobre auxílio emergencial, sobre possíveis paralisações de funcionários de bancos, sobre dicas de investimentos e ações na Bolsa, sobre cálculos para aposentadoria.
Nas redes, o cenário é congruente: mais de 1 milhão de publicações de internautas comentaram sobre o segmento. De fintechs a métodos de pagamento: saiba o que recebeu atenção dos brasileiros neste começo de 2021.
Temáticas de destaque
Se por um lado, o assunto mais comentado pelos internautas em janeiro foi o PIX, por outro, Open Banking se mantém como uma das temáticas de pouca reflexão digital.
PIX foi mencionada diretamente em 29% dos conteúdos analisados. A facilidade e agilidade que o método trouxe para os brasileiros estimulou a criação de brincadeiras e memes com o termo nas redes.
Já Open Banking trouxe menos de 300 menções e foi abordada, majoritariamente, por formadores de opinião da imprensa e instituições financeiras, tais como Valor Econômico, Época Negócios, Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Santander Brasil e Banco do Brasil.
A discussão neste caso ainda é informativa e os perfis passam pelas mudanças promovidas, benefícios e impactos.
Quem são os perfis influentes
Superando nomes consolidados do universo de influência digital, neste primeiro mês de 2021, destaque para o canal no Youtube João Financeira, que assumiu a primeira colocação no Ranking AAA da STILINGUE.
Focado no público aposentado, João Financeira compartilha, principalmente, dicas, notícias e novidades sobre INSS.
O segundo lugar no ranking é ocupado por Me Poupe!, de Nathalia Arcuri. E o terceiro, pelo canal do jornalista Claudio Lessa.
As 3 marcas mais citadas em janeiro
Em janeiro, o top 3 marcas mais mencionadas pelos internautas nas redes foram:
- Nubank
Mensagens mais comuns ligadas ao Nubank destacaram: (a) recebimento de novo aporte financeiro e (b) elogios de clientes comemorando a facilidade para aumentar limite do cartão de crédito.
- PicPay
Patrocinador do Big Brother Brasil, comentários sobre as campanhas da marca no reality são frequentes e estimulam internautas a discorrerem sobre suas próprias experiências com o aplicativo.
- Itaú
Parte da repercussão ligada à marca se deu à notícia de redução acionária na PETZ e a menções ligadas ao movimento Sleeping Giants. Memes e brincadeiras utilizando slogan da marca são comuns entre usuários.
Quando falam
Percebe-se que comportamento dos usuários em relação aos horários e dias com mais referências ao segmento financeiro permanece semelhante ao do ano passado.
O horário de maior fluxo é das 11h à 13h. Enquanto o dia da semana de menos volumetria é o domingo.