Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Sociedade

Menstruação trans e higiene íntima

  • POR Patricia Azevedo
  • 03/08/2020

Homens transexuais menstruam. Pelo menos até que o seu processo de transição seja concluído. E essa é uma realidade sobre a qual o mercado de higiene íntima pouco atua. Por isso, vamos entender nesse breve estudo o que vem sendo comentado sobre esse tema nas redes sociais, visando encontrar oportunidades para marcas e portfólio de produtos.

No banco de dados STILINGUE, entre janeiro e julho de 2020, encontramos pouco mais de 400 menções sobre o assunto – com concentração no Twitter (62%).

idiHD2QhMXEM1EWUbbtbh1p7obhpEGgUriYD 0Q5fIGaLW2rf0GQQl8 ZWNUdgyUH1Ypvw3u4 - Menstruação trans e higiene íntima
Imagem 1: Gráfico de Evolução Temporal do Radar STILINGUE

Conforme ilustra o gráfico acima, houve um pico de ocorrências em março.

O que ocorreu no período foi que um post da Always, datado de 2019, voltou a repercutir – a publicação é de quando a marca retirou o símbolo feminino de suas embalagens.

Nessa situação, percebemos que ocorreram diversas narrativas distintas, podendo ser resumidas entre aqueles que defendem a inclusão, os preconceituosos e os que não entendem muito do assunto, conforme exemplos a seguir:

pXjhmcADOHl36L6IbbCpSZPvNhKAJyaIhbhtPdD8w2f5QOBbehJVjByh4QzrtdyJt zoDEm4KhXvKJk3wIpaC3yPYlSdLIMsl69BxXojeoajVvFAAw5zqZyn586wRG8 YjO4WGkZ - Menstruação trans e higiene íntima
uWttlkoBQkndjW4f6rYa6LMgaZIFDahHfpcyYsRyuPba0KF0vSk mKR7WCnSNqLkaYWsP 58I ViiFOZUBiZg1VJeaL3PNMw8Gls2iOX4vLtcGFtZiN6M1YagTdTmX6dUvjc7Ep5 - Menstruação trans e higiene íntima
DXApQYeqfnwrNpqUsBR ZRdoxwL7VCW2kFhusw6R - Menstruação trans e higiene íntima
zMIBwfJIpr Xoo2Xe8TxJWDp2S4EXm26Ej56U0nIOn2Jgp0RMEkelhPjLb 4SFnfoXzTGm14sOrlueMQXfZr0pZ9viwVzags1YOO RZuTn7 zZsWZ84F6dJkhKH8faLdm4iCpU2 - Menstruação trans e higiene íntima

Além disso, também percebemos movimentações no mês de junho – quando ocorre o Dia do Orgulho LBGTQI+ – sendo que, novamente, os padrões de fala também foram muito distintos.

AIBbqqfqcFHrbFt9ftB7hrh3PDZB4In - Menstruação trans e higiene íntima
OW97o6cA6xiKiuJwHNik0CqXNB1t8tTTjpYyTM74BoUzIMqjqJuIOcR3 V2f8cPOo9 Cj6M L8FPo NFex f9LHiNvwlxPOyfXMWaBEeF6OvuwmqU - Menstruação trans e higiene íntima
- Menstruação trans e higiene íntima
4kaQQqsycT5YzxT3G0Sw8ndIHtyNSoNa f5rVDnuOCOV6vSaD7R7JSfJrBvkYNC76 8dasJGF6WB1NNlot54vbKytzNG - Menstruação trans e higiene íntima

Salientamos que até a autora J.K. Rowling, mundialmente conhecida pela saga Harry Potter, foi recentemente acusada de transfobia após tuítes abordando feminilidade x menstruação.

TaPVSEaHFpQs0gqsjlYkNMTJAkGXbd85F5AlcvgPBrnlBImK8VYjD2AxKE7Hrcw56X02ZpOJFMeePq3107aYBuQpFpo20duWUky7p3DeeWWM - Menstruação trans e higiene íntima

É interessante notar que, entre a distribuição por gêneros, as mulheres são as que mais abordam o tema – mas o assunto já é também disseminado entre homens e organizações:

  • Mulheres (41%);
  • Homens (25%);
  • Organizações (35%);

Já entre os principais publicadores, aparecem alguns perfis pessoais, sendo que apenas um deles se declara publicamente homem trans.

eOzOnJyZOqCOLS9mD8uiBENahFp0acMsD8prKLMCEOuAMVvVffgo2aRBca2bzdmH TYwyGJzH6z - Menstruação trans e higiene íntima
Imagem 2: Gráfico de Principais Publicadores do Radar STILINGUE

CONCLUSÕES

Percebemos que o caminho para inclusão do homem trans no mundo da higiene íntima é cheio de detalhes minuciosos, ou seja, não basta mudar ou tirar um símbolo da embalagem, ou mudar sua cor.

A inclusão deve ser considerada também, e principalmente, nas comunicações da marca e produtos – pois, aparentemente, é onde eles sentem mais dor por não serem representados.

De fato, é um assunto muito delicado. Existem muitos lados da história – sendo que encontramos depoimentos que abordam muito além da menstruação, passando por maternidade, parto e até rotina com médicos ginecologistas.

Mas, com um planejamento bem feito, a marca que conseguir incluir e ganhar esse público – e seus defensores – será pioneira em uma seara muito valiosa da diversidade.

Foto de Patricia Azevedo

Patricia Azevedo

Pati Azevedo é publicitária e atua no mercado de comunicação desde 2010. Já passou por algumas agências de publicidade e traz vasta experiência em análise de dados, com destaque para gerenciamento de crises e monitoramentos em real time. Hoje compõe o time de Education da STILINGUE, ajudando grandes marcas na adoção de uma cultura data-driven, para alcançarem seus objetivos de negócio com o uso da nossa plataforma.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma