Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Finanças, Segmentos

Finanças | Carteiras Digitais

  • POR Stilingue
  • 23/10/2020

Drops do Mercado | Outubro 2020

Segundo um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 61% dos brasileiros das classes A, B e C que possuem celulares já são usuários recorrentes das carteiras digitais.

Partindo disso, decidimos analisar o que as pessoas estavam falando sobre esse segmento de negócio nas redes sociais.

Análise dos dados

Em primeiro lugar, foi pesquisado via social listening o termo carteira digital para uma visualização geral do tema, filtrando pela data dos últimos 4 meses.

Evolução do termo no tempo do Radar STILINGUE
Evolução do termo no tempo do Radar STILINGUE

Como identificado no gráfico acima, do mês de Agosto para Setembro houve um aumento de 8% nas publicações sobre esse tópico, tendo o maior pico de volumetria neste mês. Já de Setembro para Outubro o assunto perdeu um pouco a relevância.

No dia 14 de setembro o pico se deu devido ao lançamento da carteira digital “Bitz” do Banco Bradesco, levando comparações a marcas deste segmento como também com o Iti do Banco Itaú. Até a Cielo apareceu como pauta por ter tido uma alta de 6,5% nas ações após anunciar o fornecimento de serviço para a Bitz.

Narrativas sobre Carteiras Digitais

Dentre os termos, temos algumas marcas deste segmento sendo relevantes entre as conversas sobre carteiras digitais como: Mercado Pago, Nubank, Bitz e Pipay.

Grafo de Termos Relacionados 79 1 - Finanças | Carteiras Digitais
Termos correlacionados do Radar STILINGUE

À primeira vista, quando analisamos o que o público fala do termo dinheiro muitos comentam o desaparecimento de dinheiro em suas contas e transferências que deram erro. Partindo disso, os internautas reclamam de serviços para resolução de problemas, comparando assim a diferença entre os concorrentes no suporte dado.

Apesar de ser uma modalidade em alta, alguns publicadores questionaram como funciona e quais os benefícios para os já usuários desta função. Destacando assim a importância em manter o seu consumidor satisfeito com o seu produto para valorizá-lo.

Os próprios consumidores compartilham via redes sociais em conversas os pontos fortes e pontos fracos das carteiras digitais que utilizam, como a que tem o melhor atendimento, a que possui mais funções de uso, a que dá mais problema com transferências e geração de boletos, etc.

As principais marcas que publicam sobre o assunto são:

  • Itaú
  • Assaí Atacadista
  • Banco do Brasil
  • Ticket360
  • Super Muffato
  • Bradesco
  • Motorola Brasil

Por fim, vale ressaltar que o PIX não deixou de ser assunto esta semana, tendo ainda uma relevância quando analisado o mundo financeiro. Há pessoas que digam que quem seguir cobrando taxa dos usuários vai perder lugar no mercado, com a existência do PIX e as carteiras digitais.

Considerações

Vale ressaltar a importância de realizar o monitoramento via social listening da sua marca. Tanto para entender como ela está sendo vista nas redes sociais como ela está sendo comparada com os concorrentes.

Como dito acima, caso o consumidor esteja sendo bem atendido pelos produtos da sua marca e tendo um bom suporte quando precisa, ele pode se tornar brandlover e consequentemente vender a sua marca para possíveis consumidores.

Foto de Stilingue

Stilingue

O time STILINGUE está sempre atento às tendências digitais e de mercado para propor análises e reflexões a todos que aspiram uma visão mais completa de comunidades e seus assuntos de interesse.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma