Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Mobilidade

Evolução do car sharing no país

  • POR Livia Rigotti
  • 14/04/2021

Car sharing significa compartilhamento de carro. É um modelo comum em países europeus, mas vem ganhando força no Brasil através de start ups como a moObie. Esta funciona em todo o Brasil através de um APP, conectando quem tem um carro com quem precisa de um temporariamente.

A pandemia veio e com ela algumas tendências surgiram com o objetivo de facilitar as medidas de segurança. O car sharing é visto como uma alternativa mais barata (aos que têm condições financeiras de alugar um carro por aplicativo) para manter o distanciamento social, uma vez que os transportes públicos seguem lotados, principalmente em horários de pico. 

A praticidade do car sharing vem atraindo cada vez mais pessoas, principalmente quando se trata de geração Y. Em países Europeus a prática “convencional” de comprar um carro já é considerada a “queda de uma nova era” de acordo com o boletim divulgado pela Deloitte em 2017. 

Dados

umSLtSLpBtSWLOLGDIgce5ycB5QOjbdIOrjljWVRAKR L5ppwATTqG5WnP4m WZNKTHq3cXw64SLF2YCXR61wVci ZVhaV5hpf0452bhaIHgLAzP 44T8rvVMzPW16SRK jmvMMy - Evolução do car sharing no país

Imagem 1: Gráfico de Publicações no Tempo do Radar STILINGUE

Monitorando o termo car sharing e Brasil, existem dois picos de menções aos termos nos últimos 365 dias em ambiente digital. Um em 03/09/2020 e outro em 30/10/2020, ambos tratam-se da chegada do car sharing ao Brasil pelas montadoras Renault e Toyota, respectivamente.

Pautas sobre car sharing

Entre os termos relacionados ao tema, existem as as marcas que já implementaram esse serviço no Brasil, como Renault e moObie, além dos termos Elétrico, Mobilidade Sustentável e as localidades São Paulo e Curitiba (onde esse serviço já roda bem).

image 4 - Evolução do car sharing no país

Imagem 2: Gráfico de Termos Relacionados do Radar STILINGUE

Aprofundando no termo Mobilidade Sustentável, de acordo com o inventário do Ministério do Meio Ambiente (MMA) feito em 2013, 86% das emissões de monóxido de carbono são provenientes de automóveis, motocicletas e veículos comerciais leves. Os automóveis sozinhos são responsáveis por 47% dessas emissões. O que mais uma vez chama a atenção para criação de uma alternativa mais sustentável podendo diminuir esses números. 

Car Sharing nas redes

O assunto car sharing está com maior representatividade e sendo mais discutido atualmente no Facebook, apesar de ter um número muito próximo do Twitter. O Youtube vem logo em seguida com vários vídeos mostrando como o serviço funciona na prática.

image 5 - Evolução do car sharing no país

Considerações

O car sharing apesar de ser um negócio comum em países europeus, ainda é embrionário no Brasil. Mas o nicho existe e pode ser explorado, inclusive, alguns influenciadores já apresentam vlogs mostrando se vale a pena utilizá-lo. Usar uma plataforma de social listening para gerar insights sobre novos negócios é essencial.

Foto de Livia Rigotti

Livia Rigotti

Livia é graduada em Engenharia de Produção desde 2016, após experiências na área industrial e um pouco cansada da rotina engessada que a área lhe proporcionava, resolveu mudar de vida colocando um antigo sonho em prática: morar fora do país. Passou 4 anos morando na Nova Zelândia e Alemanha e após esse período de autoconhecimento decidiu estudar Marketing e Experiência do Cliente. Hoje além de atuar na área de atendimento ao cliente, mantém o propósito de gerar impacto positivo social desde 2013 através de trabalhos voluntários com foco em desenvolvimento profissional. Livia acredita que autoliderança é uma habilidade que todos deveriam ter e que nunca é tarde para se reinventar.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma