Ir para o conteúdo

O Bluesky já está na STILINGUE!

Monitoramos o primeiro jogo da NFL no Brasil 
com a coleta de dados da mais nova rede social.

Baixe o relatório completo!
STILINGUE by Blip fundo claro
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Plataforma
    • STILINGUE Listening
    • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Blog
  • Recursos
    • Trabalhe Conosco
    • Portal de Insights
      • Hub CONFRAR.IA\COPA
      • Hub CONFRAR.IA\BBB
      • Hub CONFRAR.IA + Meta
      • Evolução do ESG
  • Login
  • Fale com Especialistas
  • Comidas e Bebidas

Embalagem | Sustentabilidade

  • POR Stilingue
  • 15/07/2020

Drops do mercado | Julho 2020

Seguindo o movimento do #JulhoSemPlastico decidimos fazer uma análise sobre o que as pessoas e as marcas estavam falando sobre sustentabilidade.

Segundo o estudo “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização”, feito pela WWF, cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana.

Caso se interesse mais sobre esse movimento, uma pílula sobre esse assunto foi publicado nas nossas redes sociais com uma olhar mais geral.

Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE
Gráfico 01: Evolução no tempo do Radar STILINGUE

É possível notar que o termo começou a ter aderência já no fim de junho, aumentando drasticamente no primeiro dia do mês de julho. Tendo seu maior pico de publicação no dia 3 de julho onde alguns portais mencionaram a importância de diminuir o uso do plástico, incluindo dicas de produtos com embalagem reciclável.

Gráfico 02: Principais publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 02: Principais publicadores do Radar STILINGUE

Marcas que publicam sobre sustentabilidade

Quando focamos no universo de embalagens de produtos, o assunto é abordado por várias pessoas adeptas a esse estilo de vida, como também marcas que usamos no nosso dia-a-dia e marcas que conhecemos a algum tempo.

Gráfico 03: Principais publicadores do Radar STILINGUE
Gráfico 03: Principais publicadores do Radar STILINGUE

A Danone e a Pepsico, por exemplo publicaram alguns projetos e apoios a melhoria da sustentabilidade brasileira assim como investimento ao combate das mudanças climáticas. Já a Lola Cosmetics e a Vogue Brasil publicaram sobre alguns produtos de origem natural ou que utilizam embalagem sustentável.

Dados

Das publicações capturadas nas redes sociais, apesar de ter sido equilibrado a maioria das menções ao termo foi feito no Facebook (38%), em segundo no Instagram (25%) e por fim no Twitter (22%).

Gráfico 04:  Representatividade na Internet do Radar STILINGUE
Gráfico 04: Representatividade na Internet do Radar STILINGUE

No gráfico abaixo, é possível identificar que em relação ao gênero dos publicadores a maioria que publica sobre embalagem e sustentabilidade são Organizações (40%), seguido de mulheres (36%) e por último os homens (24%).

Enquanto o gráfico de sentimento, nas conversas capturadas pela plataforma, 56% tinha conotação positiva, em segundo com 26% foi identificado como neutro e por último negativo com 16%.

Gráfico 05: Distribuição por gênero e por sentimento do Radar STILINGUE
Gráfico 05: Distribuição por gênero e por sentimento do Radar STILINGUE

Do mesmo modo, dentro da análise, alguns internautas mostraram seu ponto de vista sobre a sustentabilidade e importância que algumas marcas dão ou deveriam dar a embalagem biodegradável. Há também aqueles que mostram o desejo e a preferência por produtos e marcas que disponibilizam seus produtos nesses tipos de embalagens.

image 68 - Embalagem | Sustentabilidade
Embalagem | Sustentabilidade 7

Considerações

É extramente importante em meio a essas manifestações, as marcas monitorarem qual a opinião dos seus consumidores em relação a essas inovações de produto. Ainda mais quando esse ponto pode ser crucial para decisão final da compra.

Foto de Stilingue

Stilingue

O time STILINGUE está sempre atento às tendências digitais e de mercado para propor análises e reflexões a todos que aspiram uma visão mais completa de comunidades e seus assuntos de interesse.
Facebook Twitter Instagram Linkedin-in Youtube
  • Home
  • STILINGUE Listening
  • STILINGUE Smart Care
  • Casos de Uso
  • Nossos Clientes
  • Login
  • Portal de Insights
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de Uso
  • Privacidade Site
  • Privacidade Plataforma