A menos de 30 dias do Carnaval 2020, o que os internautas falam sobre a folia?
No dia 25 de janeiro 2020, a contagem regressiva para o Carnaval ficou ainda mais empolgante. Agora, falta menos de um mês para os foliões aproveitarem as festas que prometem dar início ao ano no Brasil.
Assim, anualmente, a data é aguardada com expectativa, não só entre quem procura o melhor bloquinho…mas porque o período apresenta muitas oportunidades para as marcas interessadas em surfar nessa onda de glitter. Por isso, é essencial ter conhecimento do que os usuários das redes sociais estão falando do Carnaval a menos de 30 dias para a folia.
Logo, fizemos um estudo do carnaval e analisamos, através da STILINGUE, 291 mil publicações coletadas de 225 mil usuários diferentes no período de 20/01/2020 a 27/01/2020.
Nosso estudo sobre o carnaval e seus números
Com isso, vimos que a saúde do assunto está alta. Ou seja, grande parte das menções tem sentimento neutro (43%) ou positivo (42%), superando, assim, de forma significativa as citações negativas (15%).
O público feminino se mostra mais interessado no assunto, representando 55% dos usuários, contra 41% do público masculino. Sendo assim, o restante do percentual está relacionado às organizações.
Logo, no geral, estes usuários estão mais interessados em Notícias (60%), Mídia (8%) e Marcas (6%). Por isso, apontam ótimos veículos, parceiros e assuntos para explorar neste contexto. Ainda nesta estratégia, observamos também maior aderência ao celular, indicando que , portanto, as plataformas com maior acesso a esse tipo de dispositivo são os melhores canais para investimento e veiculação de publicidade.
Os foliões e as mídias mobile
O número que aponta o favoritismo para o mobile também se reflete nos canais onde mais estão falando sobre o assunto.
Logo no topo, aparece o Twitter (68%) seguido pelo Instagram (13%), que são plataformas originárias desse dispositivo. Em seguida, estão os comentários no Facebook (7%). Este, que, em comparativo ao baixo número de postagens de páginas na plataforma (2%), aponta uma boa oportunidade de inserção de marca usando as conversas geradas pelos usuários. Por fim, os Portais (6%), este último com muita ênfase nas notícias que envolvem escolas de samba e o próximo hit de Carnaval.
Sendo assim, nos top 5 Temas mais citados estão: Sambódromo (16%), Hit de Carnaval (14%), Fantasia (13,5%), Roupa (11%) e Viagem (9,5%).
No topo das pesquisas
Seguindo nosso estudo de carnaval, no período, o tema Sambódromo movimentou 20 mil publicações de 10 mil usuários diferentes. Dessa forma, foi mais falado nos Portais (44%) (seguido do Twitter, representando 25%), alguns dos assuntos são: enredo, escola de samba e rainha de bateria (com destaque à Paolla Oliveira da Grande Rio).
Por isso, como esperado, a distribuição dos usuários mostra que as organizações (41%) estão mais engajadas do que os usuários comuns, que são divididos entre público masculino (34%) e feminino (25%).
No mesmo período, o tema Hit de Carnaval movimentou 17 mil publicações de 13,5 mil usuários diferentes e foi mais falado no Twitter (63%), seguido dos Portais (12%). Assim, neste assunto, o público masculino representa a parcela mais engajada (48%), seguida do feminino (38%) e organizações (14%).
Além disso, os ritmos preferidos são funk e axé e os artistas citados são Psirico, Anitta e Rennan da Penha. Pabllo Vittar, apesar de não ser citada diretamente, tem o lançamento “Parabéns” como favorito para ocupar o cargo (isso também explica a aparição do Psirico, que tem colaboração na música).
O Spotify também foi citado pelo público envolvido neste tema. Neste último caso, os usuários se uniram em prol de algumas músicas para que elas chegassem às paradas de sucesso, engajando pessoas da sua rede de contatos a escutá-las através da plataforma.
Roupas, fantasias e viagens de carnaval
O tema Fantasia movimentou 17 mil publicações de 15,4 mil usuários diferentes de 20/01/2020 a 27/01/2020. Assim, em primeiro lugar na distribuição dessas menções, aparece o Twitter (58%) em seguida do Instagram (24%). Neste assunto, a predominância é do público feminino (59%), seguido do masculino (29%) e organizações (12%). Entre os termos relacionados mais ditos estão variedade de cores, criatividade e glitter.
No mesmo desejo de compra por vestuário, os termos relacionados às Roupas (que não se encaixam na categoria Fantasias) reuniram 14 mil publicações de 12,6 mil usuários neste período. O Instagram recebeu a maior distribuição dessas citações (48%), seguido do Twitter (33%). Com predominância do público feminino (52%), seguido do masculino (27%) e das organizações (21%), os termos mais citados foram: body, abadá e #modablogueira, o último enfatizando a influência desse núcleo no contexto Carnaval.
Por último, as Viagens também se destacaram neste período com 12 mil publicações de 10,2 mil usuários diferentes. O Twitter (60%) foi a principal plataforma usada para falar da temática, seguida dos Portais (15%). Entre os termos citados estão praia, amigos e pré-Carnaval. Além disso, também houve aumento repentino de menções aos destinos para o Nordeste, especificamente Recife e Salvador. Outras cidades que estão em destaque e liderando estavelmente as menções em termos de local são Rio de Janeiro e São Paulo.
Os dados utilizados neste estudo do carnaval são públicos e o artigo contempla somente informações liberadas pela API dos canais citados, por isso pode ser que haja fatos sigilosos e ocultos que não foram considerados para as conclusões.