Quando implementamos uma estratégia de negócios baseada em dados, a forma de apresentar e visualizar esse mar de informações é fundamental para obter os melhores resultados. Os dashboards são ferramentas que auxiliam – e muito – neste processo. Mas, como criar um dashboard eficiente?
Selecionamos algumas dicas, confira:
1- Defina o seu tipo de dashboard
Quando desenvolvemos um dashboard, ele pode ser estratégico, operacional, tático ou híbrido. O estratégico conta com indicadores de desempenho mais amplos e tem o foco em atualizar executivos.
O operacional consegue mapear processos, como está a qualidade de um atendimento por exemplo e estabelecer métricas como o tempo de resposta, e com isso gerar relatórios mais qualitativos dentro de uma operação.
O tático atua no monitoramento de temas sensíveis, crises e situações que necessitam de tomadas de decisões ágeis. Mas, também gerencia informações que envolvem diversas equipes e precisam de análises mais complexas.
Já o híbrido é aquele que transita entre todos os anteriores, ele pode ser compartilhado com diferentes equipes e de níveis diferentes. Além disso, ele traz informações relevantes para todos os envolvidos de forma transparente, simples e objetiva.
2- Organização, contexto e lógica são palavras-chave
Apresentar um breve contexto da empresa e do que está sendo visualizado ajuda demais as pessoas a entenderem de cara os dados apresentados. Além disso, é indicado que as informações sigam uma lógica do mais geral e amplo para o mais detalhado e que seja possível interagir com elas todas na mesma tela.
3- Destacar as informações mais relevantes
Assim como a organização, o contexto e a lógica são fundamentais, estabelecer uma ordem de importância para apresentação de dados é essencial para garantir que as pessoas de variados times estejam alinhados sobre os pontos mais importantes e mais urgentes a serem desenvolvidos.
4- Personalização que ganha pontos
Os dashboards apresentam informações e dados para atender demandas específicas e facilitar a tomada de decisões. Por isso, quanto mais personalizado o dashboard for, mais transparentes as informações serão apresentadas, mais fácil será a compreensão, mais rápido será o alinhamento e melhor será a estratégia definida.
5 – Atualização em tempo real
Quando se fala de dashboards, já é assimilado que é em real time, e isso é fundamental. Quando há um foco de crise nas redes sociais, por exemplo, o monitoramento em tempo real é essencial para mitigar o problema antes que ele viralize.
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