Drops do mercado | Outubro 2020
Com a pandemia diversos setores sofreram com a redução da demanda devido ao fechamento das lojas físicas, o que não foi diferente para o setor de calçados.
Segundo o IBGE, de janeiro a julho de 2020, as vendas do setor no varejo doméstico caíram mais de 37% quando comparamos com o mesmo período no ano passado.
Mas qual foi a tendência nas redes sociais sobre o setor durante esse período bastante lembrado como o novo normal?
Tendência
Quando observamos as publicações no tempo, podemos observar que a partir de março temos um aumento nas publicações referente ao universo de calçados.
O segundo trimestre do ano apresentou um aumento de 24% na quantidade de de publicações contra o primeiro trimestre e uma pequena queda de 3% no terceiro trimestre versus o segundo.
A temática possui mais sinergia com as mulheres que corresponde 60% das publicações, 39% os homens e e 1% as organizações.
O principal canal é o Twitter com 84%, em menor proporção o Facebook 10% seguido do Instagram 3% e, Youtube 2%.
Quem está publicando?
Os perfis com influência sobre o tema são as marcas como a Arezzo e Santa Lolla, loja varejista como a Renner, assim como perfis de blogs e influenciadores.
Quais são os itens mais relevantes?
Analisando os top 10 itens no acumulado de 9 meses, o tênis surge com mais relevância seguido da sandália.
O que estão publicando?
Em casa
Durante o segundo trimestre quando tivemos mais publicações sobre a temática, conseguimos identificar que os tipos de calçados estavam relacionados ao clima frio e o conforto, termo que cresceu no segundo e terceiro trimestre, 60% e 113% respectivamente.
Exemplo disso temos a pantufa, sendo um dos itens que mais apresentou crescimento no período, de 225% no segundo trimestre contra o primeiro.
Porém sofre queda no terceiro trimestre dando espaço ao chinelo que teve crescimento no terceiro trimestre, contra o segundo, de 15%. (No segundo trimestre apresentou crescimento de apenas de 6%, menor que pantufa).
Além de ser um item que possui mais importância que a pantufa, podendo indicar que é um item que não sofre tanto com a sazonalidade.
No trabalho
No que tange o ambiente de trabalho, as consumidoras discutem o uso da sapatilha ou salto, que muitas vezes não são confortáveis e se sentem até aliviadas por terem deixado de usar durante o período, e ainda gostariam de trabalhar de tênis por conta das cicatrizes deixadas pelo uso excessivo do item.
Além de haver a discussão que sapatilha deveria ser abolida já que é uma versão feminina do sapatênis, levando a crer que é um item que pode estar caindo em desuso.
As publicações sobre sapatilha e salto sobem no segundo trimestre quando comparado com o primeiro, 10% e 16% respectivamente
Porém no trimestre seguinte sapatilha sofre queda 19% e o salto cresce em menor patamar de 6%.
No esporte
Na esfera da moda esportiva encontramos o tênis e a chuteira, sendo o tênis o item mais comentado dentro da categoria, como vimos possui quase 30% dentre os top 10 itens mais comentados.
Dentre os três períodos analisados, o item apresentou maior crescimento a partir do terceiro trimestre, em que encontramos publicações dos consumidores expressando a vontade de comprar um tênis, mas não possuem dinheiro.
Enquanto que chuteira está relacionada a saudades de jogar aquela partida de futebol, durante o segundo trimestre, que até sofre queda de 27% no volume de publicações
Mas no terceiro trimestre o item cresce 55%, influenciado pelo retorno dos jogos de futebol na televisão.
E por fim, a comparação entre as marcas de esporte de Nike e Adidas, que ambas são lembradas por categorias complementares, tênis e roupa, respectivamente, além de Vans e Puma também serem citadas dentre as publicações.
Considerações
O setor de calçados apresenta diversas comunidades dentro do universo das redes sociais o que indica uma importância para monitorar a sua marca e produtos a fim de oferecer o o item adequado para o seu publico alvo.