Para o nono episódio da série Insight Tellers organizamos um bate papo sobre estratégias de Social Media para o mercado financeiro. Washington Avila, Enterprise Account Executive da STILINGUE e Bob Friandes, Digital Marketing & Social Media Strategist do BTG Pactual conversaram sobre impacto da pandemia no setor, dados de social listening que auxiliam nas estratégias e boas práticas.
Se você não pode acompanhar a webinar ao vivo, separamos alguns pontos discutidos. Leia mais abaixo.
Redes sociais como fonte de dados
Os dados hoje não são mais tabu. Todos sabem que eles existem e mais, estão disponíveis. Basta saber como utilizá-los.
Dados provenientes de social listening surgem como uma das possibiilidades a serem utilizadas para traçar estratégias cada vez mais específicas e assertivas.
No BTG Pactual, por exemplo, há a combinação de dados de BI, de ferramenta de social listening com dados de pesquisa de mercado para fazer com que a comunicação atenda ao máximo possível a diversidade de problemáticas que existem.
Redes sociais como meio
Cada vez mais, a pandemia tem revelado a importância de uma comunicação orientada ao consumidor. Como a produção de conteúdo, o branded content, o marketing de conteúdo pode auxiliar os internautas em momentos de incertezas?
Por exemplo, no caso do sistema bancário, Bob comentou sobre um dos desafios mais recentes era transmitir para o consumidor segurança e entusiasmo para que ele migrasse de transações feitas na agência presencialmente, e começasse a adotar as plataformas digitais.
E para isso, se apoiou em diversidade de peças como gifs, imagens, textos, vídeos, para auxiliar seus clientes a passarem por este momento de forma mais genuina e fluida possível, democratizando as informações.
Alguns KPIs
De acordo com Bob, os KPIs trabalhados em social media variam de acordo com cada campanha, mas de forma geral, os principais são:
- Alcance, para conseguir atingir mais pessoas e garantir que a informação está se espalhando
- Cliques, em casos de campanhas que implicam na captação de alguma mensagem específica
- Engajamento, quando o interesse é estimular conversação
E, por fim, a mensagem final:
Eu não consigo pensar hoje em uma estratégia que eu não tenha olhado tanto para os resultados pessoais, proprietários quanto para o que as pessoas falam da minha marca. Isso te ajuda a trazer muitos diagnósticos e melhorar cada vez mais sua comunicação.
Bob Friandes
Para acompanhar outros tópicos debatidos como:
- Novas tecnologias do setor financeiro (cashback, NFC, QR Code),
- Dicas e estratégias de direcionamento de mídia,
- Importância uso de ferramentas de social listening,
- Redes sociais como meios educativos e conquista de novos públicos,
Acesse o conteúdo na íntegra:
Se você se interessou por este assunto, leia também:
Insight Tellers – ep 3: Monitoramento estratégico para startups
Insight Tellers – ep 7: Como gerar insights fora da caixinha