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  • Sociedade

Mães e carreiras

  • POR Amanda Sereno
  • 25/05/2020
7 mins de leitura

No mês das mães nada mais oportuno que uma análise sobre elas. Há quem as chame de guerreiras, há quem as considere sobreviventes. Tem quem diga que ser mãe é abrir mão do seu mundo para dar o mundo a um outro alguém, enquanto outras consideram que um filho vem para somar, e jamais anular um sonho. Há quem considere que mãe é sinônimo de amor e quem afirme que é um bocado de dor. O que todas elas têm em comum é o fato de serem mulheres e de terem um propósito que pode ou não estar relacionado à maternidade e à construção de uma família. 


Um propósito comum entre mulheres, que muitas vezes é invisibilizado pelo “ser mãe”, é a construção de uma carreira. Há mulheres que almejam se realizar exercendo atividades profissionais e encontram desafios na conciliação de tarefas relacionadas ao maternar e ao trabalho.

Nessa análise abordaremos as narrativas que perpassam esse tema. Entenderemos a relevância de termos como, desempregada,culpa,mãe solteira, dentro do contexto carreira. No estudo também será abordado o que os usuários disseram sobre as mães e pandemia, as adaptações em casa e no trabalho. Vamos aos dados?

Dados Gerais

Foram analisadas 82.218 publicações entre os dias 10.04.2020 e 10.05.2020 considerando termos relacionados à carreira de mães e pais. A predominância de publicações é no grupo de mães, representando 75% das menções, enquanto o grupo dos pais representa 25% das menções da amostra.

Dentre essas publicações há 72.459 usuários únicos falando sobre o tema. Na análise O canal em que os usuários mais se expressam é o Twitter, representando 48% do total de menções, seguido de comentários em Facebook (37%). O gênero que mais se expressa sobre o tema é o feminino (61%), seguido do gênero masculino (32%)  e por último o gênero Organização, representando 7% dos perfis que conversam nas redes:

Gráfico 1: distribuição por canais War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 1: distribuição por canais War-Room STILINGUE
Gráfico 2: distribuição por gênero War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 2: distribuição por gênero War-Room STILINGUE

Ao visualizar a linha do tempo do período da amostra relacionada ao volume de publicações há dois picos. Um em 23 de abril (3.812) publicações e o outro em 10 de maio (3.916) publicações.

Gráfico 3: publicações no tempo War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 3: publicações no tempo War-Room STILINGUE

Lupa nos auges das publicações

10 de maio

O último domingo, 10 de maio, foi contemplado pelo dia das mães. Diferente da amostra total, ao aprofundarmos na análise do dia é possível perceber uma aceleração na quantidade de publicações no Instagram (19%), que ocupa a terceira posição dentre os canais. O que justifica o destaque da rede nesse zoom é que os filhos costumam demonstrar seu amor pelas mães nessa data comemorativa através de fotografias. E como o Instagram é considerado a rede social das fotos, ganhou notoriedade ao darmos um zoom nesse dia em comparação à colocação na total de publicações da amostra. Os usuários também deram os parabéns e compartilharam os momentos de felicidade que viveram/vivem ao lado de suas mães na rede. 

Gráfico 4: distribuição por canais War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 4: distribuição por canais War-Room STILINGUE

Além desses, assuntos como mãe de pets, solidariedade às mães que estão na linha de frente ao combate de covid-19, mensagens de incentivo à luta para mães solos foram comentados pelas usuários no domingo. 

23 de abril

Ao analisar o dia 23 de abril é possível perceber um volume de publicações alto relacionado ao Projeto de Lei sobre o auxílio emergencial. As usuárias e os usuários colocaram o tema em pauta à medida que tinham os seus cadastros aceitos ou não. Os termos mãe (21%) seguido do termo trabalho (19%) e mãe solteira (7%) foram os mais relevantes dentro das publicações nesse dia.

Nas publicações há usuárias afirmando que são mães solteiras e tiveram o pedido do auxílio emergencial negado. Outras usuárias afirmaram que são mães e precisam de um trabalho. No dia há também termos relacionados à mães que trabalham na área da saúde. São desabafos de filhos dizendo sobre o distanciamento que estão mantendo de suas mães.

Gráfico 5: distribuição por termos War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 5: distribuição por termos War-Room STILINGUE

Covid 19 e seu impacto na carreira das mulheres

Falando em auxílio emergencial, vamos entender os desafios profissionais das mães durante a pandemia através da análise de termos relacionados a esse contexto. Os cinco termos de mais relevância são: coronavírus, carreira, sobrecarga, filhos e desemprego.

Gráfico 6: distribuição por temas War-Room STILINGUE mães e carreiras
Gráfico 6: distribuição por temas War-Room STILINGUE

Ao examinar as publicações que compõem a amostra acima entendemos que 61% das pessoas que falam sobre o tema são mulheres e as abordagens contemplam palavras como equilíbrio, trabalho e casa. As narrativas giram em torno de mulheres que estão tendo jornadas triplas e que conseguem ajustar todos os afazeres em seu dia. Termos como home office e emprego também foram recorrentes nessa amostra.

Carreira

Dentre os assuntos que os usuários abordam na internet sobre Mães o tema que tem maior volume de menções é carreira, com 39.448 publicações coletadas. Abaixo é possível visualizar a distribuição dos principais termos que estão dentro da temática carreira. 

Gráfico 7: termos correlacionados War-Room STILINGUE mães e mulheres
Gráfico 7: termos correlacionados War-Room STILINGUE.

Como ler o gráfico: quanto mais quente (laranja) o termo mais em aceleração ele está e quanto maior é o tamanho da bola, maior a quantidade de vezes que o termo aparece na amostra.

Ao analisar os termos que estão em aceleração entre as publicações (função, impulsionamento manual, entidade e experiências de parentalidade) nota-se que essa aceleração foi gerada por uma notícia reproduzida em portais e redes sociais, no dia 10 de maio, sobre uma campanha feita pela entidade Somos Mães, uma Organização Não Governamental (ONG), para que mães e pais acrescentam a maternidade/paternidade como experiência em seus currículos e até em perfis no LinkedIn. Na campanha é indicado que a publicações tenham a hashtag #sermae ou #serpai. 

Sentimento de Culpa: Mães x Pais

Vamos criar um duelo entre termos? Confrontando conversas de mães e pais relacionadas ao sentimento de culpa no quesito trabalho percebe-se a presença de termos comuns como emprego, momento, dinheiro, mundo e horas.

Gráfico 8: duelo de termos War-Room STILINGUE
Gráfico 8:  duelo de termos War-Room STILINGUE

Como ler o gráfico: ao centro estão os termos comuns aos dois grupos (pais e mães). Quanto mais à esquerda o termo, mais frequente ele é no grupo Mães e quanto mais à direita, maior a frequência no grupo Pais.  Se o termo está na extrema direita ele é exclusivo do grupo Pais e se está na extrema esquerda é exclusivo do grupo Mães.

O termo culpa ganha destaque na análise. Ele é mais frequente no grupo Mães, além de ser o termo mais frequente do duelo, sendo exibido 213 vezes nas publicações da amostra. Ao analisar o teor de publicações que contém esse termo, há exemplos de relatos de mães que sentem culpa por trabalhar, por exemplo, ou por precisar deixar as crianças com outra cuidadora. A palavra é muito utilizada nas narrativas das mulheres.

No caso do termo mae solteira, também destacado no duelo, ele é exclusivo do grupo mãe se opondo ao termo “pai de família” que é exclusivo do grupo Pais. Esse dado é bem representativo ao considerar a realidade na qual vivemos e como construímos a imagem de uma mulher e um homem e de uma mãe e de um pai. Segundo o censo mais recente feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de mães solo no Brasil saltou de 10,5 milhões para 11,6 milhões no período de 2005 a 2015

Desemprego: Mães x Pais

Ao duelar o que é dito sobre desemprego e pais e o que é falado sobre desemprego e mães nota-se que o volume de termos pende mais para o lado esquerdo, o das mães. Alguns termos que ganharam destaque nas menções referente à mães foram: auxílio emergencial, mãe solo, dinheiro, direito e mãe solteira.

Gráfico 9: duelo de termos War-Room STILINGUE
Gráfico 9:  duelo de termos War-Room STILINGUE

Os termos que estão no centro, isto é, são comuns aos dois grupos que estão duelando são principalmente: filhos, empresários, trabalhador, sustento. Ao aprofundarmos a análise sobre o que os usuários estão, há publicações que citam pais e mães que não estão podendo trabalhar e ganhar seu sustento, devido à pandemia. Há mães dizendo que perderam seu sustento porque foram demitidas e precisam alimentar seus filhos.  E os principais termos exclusivos ao grupo pais foram pai de família e filhos.

Enquanto mãe solo teve uma frequência de 2162 menções, pai solo teve uma frequência de 35 menções nessa amostra. Também ao acessar a frequência do termo pai de família temos 1254 se opondo à 523 vezes em que mãe de família foi dito. Já a frequência do termo mãe solteira é 3.756, pelo menos 34 vezes a mais que o termo pai solteiro foi dito, que é 110 vezes. 

Sentimentos relacionados à maternidade e carreira

Ser mãe envolve um turbilhão de sentimentos que podem acontecer simultaneamente em várias situações. Por isso, considerei mapear qual o é o sentimento envolvido quando a usuária aborda o tema na internet. Abaixo alguns sentimentos que permeiam a maternidade conciliada a uma carreira:

Gráfico 10: matriz comparativa War-Room STILINGUE
Gráfico 10: matriz comparativa War-Room STILINGUE

Conclusão

A dualidade que acompanha a maternidade é inegável. É prazeroso ao mesmo tempo que desgasta, é a alegria e a tristeza de um instante para o outro. Depois de analisar os dados sobre abordagens, conversas e desabafos relacionados ao tema, entende-se que ainda há um desafio em ser mãe e profissional. Ainda existem barreiras a serem derrubadas para que mães não se sintam sobrecarregadas ou culpadas por exercerem suas profissões.

À vista disso, visualizamos na análise campanhas para que mães incluam em seus currículos a maternidade como uma nova aptidão. Também, ao contrastar pais e mães, vimos nos dados como alguns sentimentos estão muito mais presentes na vida de mães, mesmo que os pais devessem ter a mesma responsabilidade.

O caminho é longo, mas a importância de escutar (ou ler) mulheres falando cada vez mais sobre o tema é muito positivo e fundamental para que a sociedade evolua no que diz respeito à apoio e compreensão. A internet pode ser uma ferramenta para que, cada vez mais, as pessoas se expressem. Por outro lado há quem possa encontrar boas oportunidades em ouví-las e entender as suas dores. 

Amanda Sereno

Amanda Sereno

Amanda Sereno é formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência em Atendimento ao Cliente, Assessoria de Comunicação, cobertura de eventos culturais, como o Festival de Inverno de Ouro Preto. Trabalhou com criação de conteúdo nas redes sociais. É profissional, mãe da Rita e tutora de quatro cachorros.
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